Palavra do Retiro 2006

Retiro Geral, Sábado, 29 de Abril de 2006 – manhã

 

Três coisas que temos que ter convicção:

  • 1. Deus quer fazer. Tenho que ter convicção disso. Poderíamos estar em qualquer outro lugar, mas estamos aqui.
  • 2. O diabo quer atrapalhar. Sejamos sensíveis ao Senhor, porque nossa luta não é contra carne e o sangue
  • 3. A despeito de tudo isso, Deus fará, a depender da nossa disposição diante do Senhor”.

Josias Vilela

 

A única expectativa que deve dominar o meu coração deve ser tão somente estar onde o Senhor está sendo adorado e adorá-lo. Estar diante do meu Rei e meu Senhor para adorá-lo e contemplá-lo na beleza da sua santidade.
Quando nos reunimos em nome de Jesus, Ele é o centro de todas as coisas, e não podemos nos esquecer que tudo é por Ele e para Ele. Não há ninguém nem nada acima dele. Ele é a razão da nossa liberdade, liberdade diante dele, como adoradores que somos.

Eliseu da Cruz Moreira

 

Deus tem falado gravemente ao meu coração nestes dias. Estou há dois dias com um texto soando terrivelmente aos meus ouvidos. Ele, o Senhor, tem me falado, no livro do profeta Daniel, capítulo 8.23-25, sobre o anti-cristo que se levantará nos últimos dias como o último rei na terra (governante). As Escrituras têm registro claro da história da humanidade: o passado, o presente e o futuro (Is 46.10). Falaremos um pouco do passado, para falarmos do futuro. A Igreja precisa discernir em que tempo está na história (Is 21.11), quais as armas que Satanás tem usado, e quais as advertências de Jesus sobre o nosso tempo presente. Existem graves advertências sobre esse tempo.

Paulo, em sua carta a Timóteo, descreve o homem dos dias do fim 2Tm 3.1-6,: “amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela”.

Nunca se viu tanto descontrole como nos últimos dias, os pais estão encurralados, vivemos a tirania do governo infantil, os pais vivem com medo de aplicar as verdades descritas em Provérbios, que contêm a sabedoria divina. Os pais estão apavorados por força da psicologia moderna, ficam frouxos no padrão que Deus estabeleceu. A Bíblia é o melhor manual para criação de filhos.

Nunca as pessoas foram tão soberbas e presunçosas a tal ponto que as vãs sutilezas se infiltraram na Igreja.

Satanás é mentiroso porque ele não diz tudo, ele conta verdades pela metade, que são mentiras completas. A serpente propôs ao homem que se ele comesse do fruto, como Deus, ele ficaria sabendo do bem e do mal, mas não lhe contou que, conhecendo o bem não conseguiria fazê-lo, e conhecendo o mal não conseguiria deixar de fazê-lo. Jesus dizia: “na verdade, na verdade vos digo” porque Ele sempre diz a verdade por completo.

O que Adão fez quando pecou? Ele se viu nu e fez para si uma roupa de folhas. Procurou uma solução nele mesmo, sem olhar o que Deus é. Ele achava que não poderia comparecer nu diante de Deus. Contudo, sua roupa era insuficiente e não atendia a justiça de Deus. Adão resolveu o problema do ponto de vista dele – sua justiça própria é como trapos de imundícia (Is 64.6). A compreensão do que eu sou sem a revelação do que Deus é é a velha tática da velha serpente. Quando eu olho para quem eu sou sem compreender quem Deus é, busco soluções humanas. Deus proveu para Adão túnicas de pele e os vestiu com a Sua justiça.

Alguns escritores apontam soluções humanas para problemas emocionais com seus livros de auto-ajuda, prometendo soluções rápidas em curto período de tempo. Isto é mentira, só há solução em Cristo, isso é fazer para si vestimentas de folhas. As soluções humanas acalmam mas não curam, a única força capaz de mudar a vida do homem é a velha cruz. Ou Cristo, ou nada. “A cruz ainda é a única solução para os problemas da alma”. Quando nos vemos nus, censuramos a nós mesmos, contudo, a solução humana é incapaz de resolver o problema do homem. Adão fugiu e encontrou as soluções humanas; há muitos esconderijos que nos escondem da presença de Deus, inclusive a religião, mas não resolvem. A Igreja aceita as pessoas por conversão, e não por adesão. Uma pessoa não pode se unir ao grupo porque simpatiza com ele, porque lá eles têm amor uns pelos outros. Só há uma forma de fazer parte da Igreja do Senhor: o novo nascimento. Ou nasce de novo, ou está perdido.

Nos últimos dias os homens amontoarão para si mestres conforme seus próprios interesses, trazendo falsas doutrinas e vãs filosofias: regressão, vidas passadas, maldição hereditária, cura interior, cromoterapia, educação holística, yoga, etc. Visando, através disso, nos libertar dos nossos gigantes (Golias). Esses recursos são as vestes de Adão. O nosso maior Golias é o nosso eu, e o que pode vencer este Golias é a cruz de Cristo, e a vitória que Deus tem para nós é perseverar até o fim. Os cristãos do primeiro século resolviam seus problemas indo para a cruz (Gl 2.20). Não sei por que a velha cruz foi abandonada, precisamos voltar à velha cruz.

Lc 18.8: Quando vier o filho do homem, achará fé na terra? O Filho do Homem está longe ou perto de voltar?

A fé moderna é estranha, os cristãos modernos ordenam, exigem, decretam, determinam o que querem de Deus, transformaram Deus em um menino de recados. Os cristãos querem palavras mágicas. A fé de hoje busca mais videntes do que a verdade do Senhor. Se a presença de Deus está aqui, a evidência mais forte de sua presença é o arrependimento. O arrependimento revela ao homem quem é o Senhor.Quando o homem se encontra diante de Jesus, ele se sente perdido porque reconhece que é pecador. Entretanto Jesus lhe diz “vim mostrar quem você é, mas também vim mostrar quem Eu Sou”.Às vezes as nossas mentes estão treinadas para buscar mestres que nos digam o que queremos ouvir. Não podemos ser céticos, mas também não podemos ter uma disposição descontrolada pelo sobrenatural. Não vamos nunca mais voltar às fábulas.Certa vez me pediram para que eu abençoasse cada cômodo de uma casa. Jesus veio fazer libertação nas pessoas, e não nos ambientes.A fé moderna é uma crendice para tirar de Deus todos o benefício que Ele pode dar.Deus é a bênção do seu povo. Temos que tê-Lo como a bênção em nossas vidas, e não apenas buscar o que Ele tem para dar.Lc 12.56: Estamos nos últimos momentos da Igreja na terra. Como na parábola das dez virgens (Mt 25), podemos dizer que cinqüenta por cento está vigiando e cinqüenta por cento está dormindo, vivendo despreocupadamente.Será que estamos sabendo discernir o tempo em que estamos? A bênção de Deus está na nossa santificação e na nossa vida com Ele.Cl 2.8: Cuidado! A sutileza é vã, a filosofia é vã. Igreja, tenha cuidado! Tem filosofia demais entrando e nos fazendo distanciar da velha cruz.2Ts 2.1-3: Ninguém vos engane! O Senhor não voltará sem que antes haja uma grande apostasia, e já tem acontecido nestes dias. O grande abandono de uma fé pura migrando para uma fé que não é verdadeira, e de uma fé genuína para uma fé que parece de Deus, mas não é de Deus.Mc 12.28-37: “Para que não aconteça que quando ele voltar nos encontre dormindo”. Há possibilidade de nós dormirmos?Lc 21.24-35: Acautelai-vos! Cuidado com a libertinagem, a bebedeira e a ansiedade da vida. A filosofia do mundo é que o homem deve possuir e ter. Esteja atento porque quando chegar na eternidade verá que não tem nada construído por você.Cuidado com a bebedeira, libertinagem e ansiedade da vida.
No Egito, quando o povo estava prestes a sair da escravidão Faraó dizia “aumente o trabalho”, para que o povo não tivesse tempo de pensar na terra prometida. Satanás está acelerando as pessoas, aumentando suas cargas horárias para que elas não tenham tempo de pensar no Senhor.

“Planos não! Vestidos para sair”. Usem do mundo, mas sem planos para ele, não ponham o coração nele, vivam em tendas, porque vocês estão prestes a sair. Vocês são peregrinos na terra.

Orem para que vocês posam estar de pé diante do Filho do Homem. São muitos textos que nos advertem sobre os acontecimentos dos últimos dias. Nada é comparado ao quadro espiritual descrito por Jesus e seus profetas.

Ap 3.13-22: Quando o Senhor fala à Igreja de Laodicéia, manda que compre colírio, Deus diz: “vocês pensam de vocês algo que eu não penso”.

Laodicéia ficava perto de Colossos, era riquíssima, mas não tinha água potável, que era fornecida por Colossos e Hierapólis. Eles eram peritos em ouro, só em tocar sabiam discernir o quilate do ouro; eles tinturavam tecidos e eram os melhores do mundo de sua época, produziam uma pasta que evitava cegueira. Em 68 D.C. houve um terremoto, arrasando aquela cidade, o governo Romano se propôs a ajudá-los, mas eles recusaram a oferta de Roma, porque eram ricos. “Vocês dizem que são ricos e não têm necessidade de nada, vocês têm uma idéia acerca de vocês mesmos que eu reprovo, têm ouro mas são pobres, produzem pasta mas são cegos, vendem tecidos e estão nus. Antes fossem quentes ou frios”.

A água de Laodicéia era morna porque procedia de uma fonte quente e outra fria que se misturavam, tornando a água morna. Quando os laodicences iam beber água, e percebiam que ela estava morna, eles a expeliam da boca, porque é desagradável beber água morna quando se está com sede. Ser quente ou frio são posturas espirituais dentro da Igreja. Tem palavras que são graves, “quentes” e não consolam, mas trazem exortação e correção; e há palavras que trazem muito consolo, são “frias”, como o refrigério de uma bebida gelada em um dia quente. “Deus tem os quentes e os frios no meio da Igreja. Os que vão profetizar (corrigir), e os que vão consolar. Deus precisa ter ambos, muito consolo e muita firmeza. A Igreja de Laodicéia se assemelha à Igreja moderna.

Pais, precisamos acordar para a feitiçaria, ocultismo da TV e dos jogos: video-games, LAN houses. Satanás está preparando as crianças para entender a linguagem da feitiçaria no tempo do anti-cristo.

 

RESUMO DA MINISTRAÇÃO DE Eliseu da Cruz Moreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *